Saturday, March 11, 2023

Trezentos parafusos a menos



Ricardo Azevedo, escritor e ilustrador paulista, nasceu em São Paulo, em 1949. É formado em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Teve a 1ª edição de sua obra "Trezentos Parafusos A Menos", publicada em 2002 pela editora Companhia das Letrinhas.


A obra nos apresenta ao cotidiano de Tatiana, que costumava ser tão metódico por conta da rotina regrada de seu pai, se transformar drasticamente após Seu Luís receber uma intimação.

A narração é uma clara representação de como ter um objetivo à se alcançar é importante em nossas vidas. E também traz muitas reflexões de como ter uma rotina extremamente planejada ou não ter nenhuma pode bagunçar sua vida, também é possível observar como uma base familiar sólida é importante, já que a falta dela pode ser muito desgastante e exige demais das crianças.

Ricardo representa muito bem a forma como na maioria das vezes o comportamento adulto não faz sentido aos olhos das crianças, por sua liguagem de fácil entendimento e um ritmo envolvente é notável  o porquê a história é sensível e divertida, com tantos acontecimentos descabidos que te prende e flui, pois quando você pensa que não pode acontecer mais nada, a família de Tatiana te prova o contrário.

Alunas: Laysa, Milleny e Paula Mendonça.

6 comments:

  1. Espero que tenham apreciado a leitura da narrativa, Laysa, Milleny e Paula. Confesso que fiquei curiosa a respeito de como essa narrativa se configura no contexto das narrativas juvenis contemporâneas, considerando as discussões que fizemos a partir do artigo de Gabriela Luft sobre o tema (critério de avaliação da resenha). Seja como for, agradeço por terem realizado a atividade e desejo que ela tenha sido significativa para o grupo. Abraços!

    ReplyDelete
  2. A resenha introduz o autor e sua obra, mas não oferece uma análise profunda dos elementos literários e narrativos do livro. Embora destaque a importância do objetivo e da rotina, falta uma avaliação crítica mais aprofundada do modo como o autor aborda esses temas. Além disso, não explora suficientemente o estilo de escrita, a estrutura narrativa e a relevância do livro.

    ReplyDelete
  3. Essa resenha contém informações úteis sobre o autor e a obra, descreve o enredo e oferece algumas análises e reflexões sobre o livro. No entanto, pode ser aprimorada com uma revisão para melhorar a fluidez e a clareza em alguns trechos. Certifique-se de que a gramática, a pontuação e a estrutura das frases estejam corretas para torná-la ainda mais impactante e informativa.

    ReplyDelete
  4. A resenha "Trezentos parafusos a menos" , do meu ponto de vista, não trouxe a curiosidade que eu estava esperando, senti falta de saber mais sobre a história. Seria interessante saber sobre mais acontecimentos; por outro lado , gostei da forma como as autoras colocaram suas opiniões sobre a obra, foi legal. Essa parte parte atendeu bem as características da resenha, conseguiu explicar bem as informações sobre o autor de uma maneira fácil de entender. Mas, sinceramente , como já mencionei, fez falta saber um pouco mais sobre a história em si, senti curiosidade em saber como a história se desenvolveria. Apesar disso, foi agradável a leitura da resenha.

    ReplyDelete
  5. O texto apresenta uma análise interessante sobre a obra "Trezentos Parafusos A Menos" de Ricardo Azevedo. Além disso, destaca a importância dos operadores argumentativos para a organização das ideias e a construção de um texto coeso e coerente.Nesse trecho, o autor Ricardo Azevedo retrata como ter um objetivo, uma rotina planejada e uma base familiar sólida são importantes na vida, além de abordar a perspectiva das crianças sobre o comportamento dos adultos. Sua linguagem de fácil entendimento e ritmo envolvente contribuem para a sensibilidade e diversão da história.

    Gabriel Ryan

    ReplyDelete