Florentino é novo na escola, gosta de ler A divina comédia, de Dante Alighieri, e carrega o apelido de seu autor amado. Ele vem de um bairro pobre, origem humilde e por esse motivo é excluído e hostilizado pelos colegas do colégio. Mas o que era para ser apenas "brincadeira" de adolescentes ganha dimensões trágicas e as conseqüências são devastadoras. 4 colegas agressores espancam Dante e ele acaba vindo à óbito. Só que até chegar a esse ponto, todos falam mal do menino, de sua família, zombam o quanto podem. Mesmo com o desenrolar da história, os personagens em momento algum se arrependem do que fizeram pelo motivo de que Dante está mal no hospital, mas sim porque ficam com medo de serem pegos.
Com uma linguagem ágil, Luís Dill constrói uma cuidadosa reflexão sobre nossa sociedade atual. E nesse cenário, quase sempre maquiado, a violência espreita.
Todos contra Dante se baseia - infelizmente - em fatos reais, onde uma menina foi espancada até a morte e o autor usa a obra para retratar a realidade das escolas. O leitor vai sentindo a dor do menino a cada passar de página, e o fim, infelizmente é trágico e doloroso.
Alunas: Grazieli e Mariam
O tema tratado é de extrema relevância e acredito que deveria ser abordado em mais obras infanto-juvenis, pois se refere a algo ainda muito recorrente nas escolas brasileiras.
ReplyDeleteAluna: Paula Soares
Essa discussão é muito necessária dentro das salas de aula, pois é um assunto que infelizmente quando não abordado pode levar causar sérias consequências. Concordo totalmente com a Paula, é um tema que deveria ter uma maior relevância dentro da literatura.
ReplyDeleteAluna: Isabela Moreno
ReplyDeleteEm meu primeiro contato com o livro, imaginei ser um livro leve e descontraído ainda mais pelo público-alvo, achei divertido e diferente o modelo no qual ele é escrito também. No entanto, trata de um tema importante. Não devemos privar as crianças de vários assuntos que privamos atualmente, ainda mais um tão importante quanto o bullying.
O livro retrata um tema extremamente importante para as crianças e os jovens, livros como este mostram a realidade dolorosa que está por trás do bullyng que muitas vezes é mascarado nas escolas. É importante encorajar os alunos que sofrem com situações como essa a sempre procurarem ajuda.
ReplyDeleteConcordo com meus colegas que comentaram anteriormente, esse assunto é de extrema importância ser trabalhado em sala de aula e por se tratar de ser baseado em uma historiareal nos alerta ainda mais para os perigos da atualidade. (Amanda)
ReplyDeleteNossa... ao ler o título imaginei que fosse uma história sobre bullying, mas pensei num desfecho em que tudo seria resolvido no final. Fiquei impressionada.
ReplyDeleteParece uma história muito forte, não sei se eu teria coragem de ler. Saber que foi inspirada em um caso real é ainda pior. No entanto, essa mensagem e alerta que o livro traz é muito necessária.
Ótima discussão, pessoal! De fato, a literatura juvenil não pode privar os adolescentes da discussão de temas mais pesados, pois seu compromisso é com a representação da vida por meio do trabalho estético com a linguagem. No entanto, é preciso respeitar o tempo de cada leitor... Quanto á resenha, Grazy e Mariam, também deixaram de situar o livro no contexto das narrativas juvenis contemporâneas, considerando as discussões que fizemos a partir do artigo de Gabriela Luft sobre o tema, que é um dos critérios de avaliação da resenha. Além disso, faltou um pouquinho mais de autoria, percebi muita pesquisa em algumas passagens do texto. No mais, parabéns! Desejo que a atividade tenho sido significativa para todos vocês.
ReplyDelete